AUTORES

Emilio Minoru Takagi

Maryangela Geimba de Lima

Paulo Roberto do Lago Helene

RESUMO

Este artigo tem como objetivo contribuir para o estudo do efeito de autocicatrização ativado por catalisadores cristalinos em concretos de alto desempenho quando submetidos à exposição contínua de água, como parte do programa de pesquisa de pós-graduação desenvolvido no Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Para esta finalidade, um catalisador cristalino específico foi selecionado para investigar o potencial para atuar como agente autocicatrizante em estruturas de concretos de túneis. Corpos-de-prova de concreto de alto desempenho foram preparados com e sem a adição destes catalisadores cristalinos tendo uma relação água/cimento constante de 0,5. Aos 28 dias de idade, uma carga de compressão uniaxial foi aplicada para gerar microfissuras no concreto, onde os corpos-de-prova cilíndricos foram pré-carregados por 2 minutos até 90% da carga máxima de ruptura à compressão. A extensão do dano foi determinada como uma porcentagem da perda de propriedades mecânicas e um percentual de aumento nas propriedades de permeabilidade que foram monitorados durante 28 e 56 dias adicionais necessários para a autocicatrização destas microfissuras. Os resultados da recuperação de resistência e permeabilidade foram atribuídos à autocicatrização destas microfissuras pré-existentes, devido à hidratação latente das partículas anidras do cimento e principalmente pelo efeito ativador do catalisador cristalino sobre as superfícies destas microfissuras. O conhecimento desenvolvido neste artigo possibilitou que esta tecnologia de autocicatrização pudesse ser observada em uma área teste de 80 m2 deste concreto autocicatrizante projetado em túnel, visando dar subsídios para serem utilizadas em especificações nos sistemas de impermeabilização de estruturas subterrâneas submetidos à exposição contínua de água, principalmente em estruturas de túneis rodoviários, ferroviários e metroviários.